50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Os perigos da Inteligência
Artificial nas desigualdades sociais

D. José Manuel Cordeiro, Arcebispo de Braga, no en­con­tro com profissionais da comunicação e alunos, promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social, e realizado em Cabeceiras de Bas­to, na manhã de 10 de Maio, no alinhamento da Mensagem do Papa, alertou para os perigos da “Inteli­gên­cia Artificial” (IA), que sendo «rica em técnica” não seja “pobre em humanidade».
Ler mais


Inauguração do Largo Amadeu Gaiteira

Em 13 de Maio, dia em que Amadeu Pereira dos Santos, mais conhecido por Amadeu Gaiteira completaria 98 anos, a União de Freguesias Ruivães e Campos, o Conselho Diretivo dos Baldios de Espindo e a Câmara Municipal de Vieira do Minho prestaram homenagem póstuma e gratidão atribuindo-lhe o nome a um largo da aldeia de Espindo.
Ler mais


Comunicação e Inteligência Artificial

O 58.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado a 12 de Maio vem de novo refletir sobre as oportunidades e desafios da Inteligência Artificial (IA). Uma das áreas onde os sistemas da chamada «inteligência artificial» mais se fazem notar é o das Comunicações Sociais. A Inteligência Artificial “está a modificar de forma radical também a informação e a comunicação e, através delas, algumas bases da convivência civil”, diz o Papa Francisco na sua mensagem para este Dia Mundial.

Ler mais


50 anos do 25 de Abril em Vieira do Minho

Município comemorou a Revolução de Abril com um vasto programa

Vieira do Minho celebrou o 50º aniversário da revo­lu­ção dos cravos, com um programa de comemorações alargado que incluiu palestras, lançamentos de livros, espectáculo mu­si­cal, homenagem aos Com­batentes e a tradicio­nal sessão solene nos Pa­ços do Concelho para a qual foram convidados de honra, o jornalista Joaquim Furtado e o Capitão de Abril Santos Coelho. Estes convidados, no dia anterior, já tinham partici­pado na palestra “O 25 de Abril de 1974”, que decorreu na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo e assistiram ao lançamento de livros de Fernando Car­doso de Sousa e do tenente-general Franco Charais. À noite assistiram ao espectáculo musical “Vieira Canta Abril”, DJ´S Rui&Cirilo e a uma sessão de fogo de artifício, com a fachada do edifício da Câmara Municipal iluminado com as cores da Bandeira Nacional.
Ler mais


Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Aprova “documento de prestação de contas” da Câmara Municipal com 9 votos contra

A prestação de contas consolidadas da Câmara Municipal relativas a 2023, foram aprovadas, por maioria, com 8 votos contra do Partido Socialis­ta e 1 da independente, Bru­na Carvalho, depois de duas horas de debate. Os oito deputados so­cialistas acusaram o presidente da Câmara de “Má gestão; de queda do investimento em 1 milhão e 200 mil euros; postura centralista; Câma­ra só tem capacidade para fazer com fundos comuni­tários; desigualdade na atribuição de verbas às Juntas de Freguesia; saneamento em 2023 é zero; despesas com pessoal descontrolado; turismo a baixar com poucas visitas; política de míngua e ar­bitrariedade. Interpelaram-no sobre quantos são os utili­zadores dos transportes públicos; qual a recei­ta do barco brancelhe; os 80 mil euros em brindes e um milhão de euros para processos judiciais.
Ler mais


Posse do Governo de Luís Montenegro

Na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional da Ajuda, 23 dias após as novas eleições “le­­gislativas antecipadas” de 10 de Março, o Pre­sidente da República empossou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e depois os 17 ministros do XXIV Go­verno Constitucional, formado por PSD e CDS-PP. Três dias depois, 5 de Abril, tomaram posse os 41 Se­cre­tários de Estado, numa maratona de êxito nunca vis­ta, a constituição e posse do XXIII Governo de maioria absoluta PS, - resultante das legislativas in­tercalares de 30/01/22, - demorou 60 dias.
Ler mais


A alegria da Páscoa

Cruzou-se comigo no caminho uma pessoa conhecida e atirou-me com um “Boas festas pascais!”
Ali bem perto, no campanário, repicavam os sinos alegremente, dando um ar festivo ao Domingo de Páscoa.
As famílias ressuscitam da arca as melhores toalhas para servir o almoço de festa e preparar a mesa de acolhimento ao “compasso”, à visita Pascal.
Já alguma vez perguntamos que sentido tem esta alegria que deve brotar do nosso íntimo, como de uma nascente oculta?
A alegria que devemos procurar não se fundamenta na ausência total de problemas, porque os teremos sempre, nesta vida; nem numa apetitosa comida, que apenas sacia os sentidos; nem ainda em qualquer segurança humana que muitas pessoas procuram no dinheiro e no poder.
Ler mais


Montenegro indigitado primeiro-ministro

Luís Montenegro foi indigitado Pri­mei­­ro-Ministro pelo Presidente da Re­­pública, na madrugada de 21 de Março, tendo partido para Bruxelas pa­ra se encontrar com Von der Leyen e participar na cimeira do PPE nesse mesmo dia.
Ler mais


Vieira assinalou “Março mês da Proteção Civil”

O Município de Vieira do Minho elegeu a Vila de Rossas pa­ra assinalar, este ano, Março como mês dedicado à Protec­ção Civil.
As actividades foram realizadas nesta freguesia, em colabo­ra­ção com a autarquia local e tiveram por objetivo promover a cooperação entre os diferentes agentes de Proteção Civil, sensibilizando as escolas do concelho mediante a realização de exer­cícios capazes de fornecer competências para a utilização de meios de autoproteção existentes nos estabelecimentos de ensino. Entre elas esteve um simulacro de incêndio na Escola Bá­sica de Rossas, seguido de um exercício com meios de pri­meira intervenção no combate ao fogo.
Ler mais


Concerto de Páscoa e Compasso Pascal nos Paços do Concelho de Vieira do Minho

Um pouco por toda a parte, mas sobretudo neste Norte de Portugal, onde as festas e celebra­ções re­ligiosas ainda congregam multidões, as Câma­ras Municipais vão, aos poucos, promovendo acções e eventos, outrora da competência da Igreja.
Ler mais