50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

“O aborto nunca pode ser um direito fundamental”, defendem bispos católicos da UE

A Carta dos Direitos Fundamentais da UE não pode incluir direitos que não são reconhecidos por todos e que provocam divisão”, sustenta a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia.
Ler mais


Palavra e Vida

Terminamos nesta semana o Tempo litúrgico da Páscoa, iniciando o segundo período do Tempo Comum.
No dia 19 de Maio, com a Solenidade do Pentecostes, a Liturgia convida-nos a reavaliar a nossa relação com a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o grande des­conhecido e sempre presente.
Ler mais


É Deus quem sabe!

No 1.º aniversário da morte de João Aguiar

O 25 de Abril e o 1 de Maio…dias de muita festa e felicidade… Pelo meio, a 27, parte para a vida eterna um Homem, um Sacerdote que me marcou interiormen­te como um raio fulminante. O padre João Aguiar Campos. Conheci-o já diretor do Grupo Renascença e fui-me apro­ximando deste Santo na última década.
O desejo da felicidade que habita o ser humano, tem a ver com a nossa fé, porque fomos criados por Deus, que é o Deus da vida, da alegria, da realização pes­soal e comunitária. Para o crente, este desejo vem pre­cisamente de Deus. Ele no-lo deu e ele mesmo se oferece a nós como fonte e realização.
Ler mais


CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Eucaristizar a Esperança
D. José Manuel Cordeiro

O 5º Congresso Eu­carístico Na­cio­nal (CEN) vai realizar-se em Braga, de 31 de Maio a 2 de Junho de 2024, no centenário do primeiro CEN, sobre Par­tilhar o Pão, alimentar a Es­perança. “Reconheceram-n’O ao partir do Pão” (Luc 24,35).
Ler mais


Braga, terra dos Congressos Eucarísticos

Braga é, na verdade, a Metrópole dos Congressos Euca­rís­ticos. Quatro dos cinco Congressos Eu­carísticos Nacionais foram realizados na ci­dade Primaz, além de vários Congressos Eucarísticos Diocesanos: em Guimarães, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo...
O 1º Congresso Eucarísti­co Diocesano teve lugar em 1923, logo seguido pelo 1.º Congresso Eucarístico Na­cional, no ano seguinte, de 2 a 7 de julho de 1924. A ele presidiu D. Manuel Vieira de Matos, então Arcebis­po Primaz que tomara parte em Roma, à frente de uma delegação portuguesa, no Congresso Eucarístico in­ter­nacional.
Ler mais


Peregrinação Arciprestal à Senhora da Fé

A paróquia de Cantelães do arciprestado de Vieira do Minho rumou ao Santuário de Nossa Senhora da Fé, em 5 de Maio, não só para celebrar ao o Dia da Mãe, mas também para marcar o início da preparação para a Peregri­nação Arciprestal, cujo dia maior ocorrerá, este ano, em 26 de Maio com Missa Campal, pelas 11,00 no largo fronteiriço à Cruz Alta.
Ler mais


Milhares de fiéis em Fátima
Peregrinação de 13 de Maio

A primeira Peregrinação In­ternacional Aniversária das Aparições (13 de Maio de 1917), ao Santuário de Fátima foi presidida pelo car­deal D. Juan Omella, ar­cebispo de Barcelona, e juntou 250 mil fiéis, entre eles o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O arcebispo de Barcelo­na apelou à oração e ao sa­crifício como caminhos pa­ra a paz, ao trazer à memória as guerras que assolam o mundo. Admitindo-se comovido pela multidão de peregrinos que, apesar do tempo instável, se fez presente na Cova da Iria, o cardeal José Omella optou por não seguir a reflexão que tinha preparada, mas antes “falar do coração” à assembleia.
Ler mais


Médio Oriente

Papa insiste no diálogo e na diplomacia

O Papa insistiu este domingo (21 de Abril) na necessidade de promover o diálogo e a diplomacia para supe­rar o conflito em curso no Médio Oriente, mostrando “preo­cupação” com a situação na região.
Ler mais


VII edição do Domingo SALICUS

A VII edição do Domingo SA­LICUS decorreu, a 25 de Fe­vereiro, em São Bento da Porta Aberta no Arciprestado de Amares e Terras de Bou­ro, promovido pelo Departa­mento Arquidiocesano de Música Sacra de Braga.
Ler mais


PALAVRA E VIDA

A Liturgia apresenta-nos no 6º Domingo da Páscoa o que é essencial na nossa fé: o Amor.
Se nos move o amor, estamos próximos, ou a aproximar-nos de Deus, porque Deus é amor.
Uma verdade tão simples, que nos é apresentada pelas leituras da Missa do dia 5 de Maio, é suficiente para nos ajudar a avaliar a sinceridade que inspira os nossos atos, a nossa coerência quando professamos o “creio…”.
Ler mais